Orientações gerais para solicitação de análise por Ressonância Magnética Nuclear

O Centro Integrado de Analises da FURG disponibiliza a realização de experimentos de Ressonância Magnética Nuclear de 1H e 13C, em 400 MHz e 100 MHz respectivamente.

Somente serão aceitas amostras enviadas por usuários que tiverem seu cadastro aprovado pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) do CIA-FURG. O processo de cadastro de usuário é realizado em duas etapas.

Primeira Etapa: Faz-se o download do Formulário de Cadastro (Formulário F01) que consiste em um formulário simples em arquivo .docx. O usuário preenche o formulário no próprio arquivo e envia na mesma extensão (docx) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto de e-mail “Cadastro de novo usuário”. Neste formulário constará a identificação dos colaboradores que estarão autorizados a entregar amostras em nome do usuário.

Segunda Etapa: O CTC/CIA fará a avaliação da proposta e cadastro e emitirá um parecer. O usuário receberá o parecer por e-mail e neste haverá um número de cadastro, ao qual sempre deverá ser utilizado para entrega de amostras.

O usuário aprovado deverá imprimir e preencher o Formulário de Solicitação de Análise (Formulário F02) e entregar a(s) amostra(s) e o(s) formulário(s) no Laboratório de RMN no CIA. Apenas o responsável e seus colaboradores indicados no cadastro poderão solicitar análise e realizar a entrega de amostra(s). As solicitações deverão ser corretamente preenchidas, utilizando todos os campos e fornecendo o máximo de informação sobre a amostra, como a identificação da amostra, o solvente deuterado, a massa de amostra utilizada, a temperatura de análise, o experimento desejado, etc..

Orientações gerais para preparo de amostras

As amostras em solução, previamente preparadas em tubos de RMN de 5mm, devem obrigatoriamente apresentar-se na forma de solução homogênea, sem a presença de sólidos ou sistemas bifásicos.  O não cumprimento deste pré-requisito impossibilita a realização da análise.

Na preparação das amostras, os usuários devem utilizar apenas um solvente deuterado. Não é cientificamente correto utilizar mais de um solvente, as medidas não são válidas e as misturas de solventes não tem padronização. O volume mínimo de solvente – 4cm – deve ser respeitado para garantir a homogeneidade do campo magnético.

A quantidade de amostra recomendada para realização das análises é de 5-10mg (1H), 30-50mg (13C), 20-40mg (1H, 13C - 2D), > 40mg (outros núcleos). Quando for solicitado experimento de C, coloque a provável estrutura da molécula ou alguma indicação de classe de compostos, presença de carbonos quaternários com tempos de relaxação maiores que a média (d1 >1s). Tubos pequenos (menor que 15cm), incompatíveis com o spinner, serão devolvidos para troca de tubo.  Tubos contaminados e/ou com vazamentos e solicitações com resíduos das amostras serão devolvidos.

Orientações gerais para retirada dos resultados

As amostras serão salvas da seguinte forma:

Orientador_Aluno_N°Formulário_código de identificação fornecido pelo usuário_experimento.

A interpretação dos dados obtidos não é de responsabilidade da CIA-FURG. Entretanto, a interpretação poderá ser realizada em colaboração, previamente estabelecida e aprovada pelo CTC. O resultado bruto das análises (arquivo digital) será transferido a um computador disponível aos usuários para transferência dos arquivos por e-mail exclusivamente. Não é permitido o uso de pen-drives.