reduzido nep

O aparelho de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de alto campo Bruker modelo Ascend 400 MHz é um equipamento multi- usuário e foi aprovado no Edital da CHAMADA PUBLICA MCT/FINEP/CT-INFRA PROINFRA 01/2011, Projeto intitulado MIPSUL2 - Melhoria da Infraestrutura de Pesquisa e Pós- graduação da FURG: Consolidando o Papel da Universidade no Desenvolvimento da Metade Sul do RS-2 e Subprojeto 1 intitulado CIAn: Implantação de um Centro Integrado de AnalisesQuímicas, Físicas e Biológicas da FURG.

A espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das mais robustas e poderosas técnicas analíticas para o estudo da natureza e características estruturais moleculares. Suas aplicações abrangem vários campos de estudo, tais como química e biologia estrutural, química medicinal, análises de matrizes ambientais e de alimentos, ciências forenses, além de diagnósticos e biomedicina. A espectroscopia de RMN tem especial relevância nas áreas de pesquisa e desenvolvimento em química orgânica, inorgânica e físico-química, produção e desenvolvimento de agroquímicos, na indústria farmacêutica, de polímeros e de alimentos, em pesquisas bioquímicas e biológicas.

Entre os principais usos da espectroscopia de RMN estão a elucidação estrutural de compostos, determinação da composição química das amostras estudadas, investigação de formulações, análise de misturas, determinação de pureza de amostras, ensaios de garantia e controle de qualidade, análises quantitativas nas mais diversas e modernas áreas de investigação, identificação e confirmação de compostos, análises de processos de troca inter e intramoleculares, estudos de cinética e mecanismos reacionais, caracterização molecular.

A Ressonância Magnética Nuclear tem se desenvolvido enormemente nos últimos anos, principalmente devido à melhoria tecnológica dos equipamentos utilizados. Essa melhoria abriu espaço para novos estudos nas mais diversas áreas, permitindo a análise de compostos cada vez mais complexos, como proteínas, aminoácidos, ácidos nucléicos, alcalóides, além de um grande número de compostos inorgânicos.

Uma vez que a RMN é uma técnica extremamente informativa, através dela, também é possível avaliar qualidade e quantidade em uma mesma análise, possibilitando inferir sobre características como origem, autenticidade, adulterações e contaminações nos mais diversos produtos industrializados. Com a utilização da técnica de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) haverá melhoramento muito significativo na qualidade dos trabalhos realizados e da produção científica dos cursos de pós-graduação e da pesquisa realizada na FURG, com a possibilidade de divulgação dos resultados em revistas científicas com maior índice de impacto e de circulação mundial. O equipamento é indispensável para área de química e áreas que utilizem moléculas orgânicas em suas pesquisas que é o caso da maioria dos cursos de PG e grupos de pesquisa da FURG.

Esta técnica amplia a capacidade da FURG em criar novos programas de pós-graduação em nível de doutorado e estabelecer programas de cooperação científica nacional e internacional, assim como aumentar a realização de programas interdisciplinares dentro da própria universidade. Outra ação será atrair pesquisadores da área de produtos naturais, Marinhos e toxinas, e síntese de moléculas complexas, por exemplo.

Fonte: Prof. Dr. Marcelo G. Montes D’Oca e Dra. Caroline Montes D’Oca (Escola de Química e Alimentos)