Recentemente a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgou o resultado da Chamada Pública voltada para infraestrutura de pesquisa (Proinfra 2023 Expansão), o qual aprovou, de forma integral, o projeto institucional da FURG “Expansão dos Centros Analíticos Multiusuários: Saúde Única em Ambientes Costeiros e Oceânicos”. A iniciativa de fomento é amparada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A proposta é composta por dois subprojetos, sendo eles chamados: “Infraestrutura para a Avaliação do Impacto de Micro e Nanoplásticos no Ambiente Costeiro e Oceânico – PLASTI-CIA”; e “Qualificação do Centro Integrado de Pesquisa em Saúde Única nos Ecossistemas Costeiros e Oceânicos – CIP-SAÚDE1”.
O primeiro receberá R$ 5,4 milhões para compra de equipamentos de médio e grande porte, os quais serão utilizados para microscopia e espectroscopia de infravermelho e de fotoelétrons e serão alocados no CIA-FURG. A microscopia acoplada à espectroscopia de infravermelho com transformação de Fourier (µ-FTIR) e a espectroscopia de fotoelétrons de raios X (XPS) são técnicas analíticas complementares e altamente eficazes para a caracterização de micro e nanoplásticos (e outras amostras) ambientais e de materiais diversos.
A µ-FTIR permite a identificação rápida e precisa de polímeros e compostos orgânicos em partículas inteiras, combinando análise qualitativa, quantitativa e inteligência artificial para fornecer uma visão abrangente da composição química e física das amostras. O XPS, por sua vez, oferece uma análise detalhada da química superficial das amostras, investigando camadas de até 10 nm de profundidade (10 mil vezes mais delgado que um fio de cabelo), e é capaz de realizar imagens químicas, quantificar elementos e analisar o estado de oxidação dos MPs.
A combinação dessas técnicas permite um entendimento abrangente das propriedades dos mais diversos tipos de amostras, suas interações com contaminantes e processos de degradação e oxidação, inclusive em amostras biológicas. A aquisição desses equipamentos colocará o Centro Integrado de Análises da FURG (CIA) como centro de excelência em nível internacional na caracterização de materiais e substâncias; e a Instituição como uma entre as poucas no Brasil capazes de oferecer análises tão avançadas, preenchendo uma importante lacuna na pesquisa e nos serviços no sul do país.