- Detalles
- Visto: 200
Seleção para bolsista de Iniciação Científica – CIA-FURG 2025
Resultado final
Candidato |
Classificação |
Liliane Silveira |
1º |
Mare Santos |
2º |
Laís Maciél |
3º |
Jhenifer Carvalho |
4º |
Francine Coelho |
5º |
Candidata Liliane Silveira, favor comparecer ao CIA para efetivar sua bolsa.
Início das atividades: 01/04/2025
- Detalles
- Visto: 263
O CIA-FURG vem a público divulgar as inscrições homologadas e o cronograma de entrevistas para seleção de bolsista de Iniciação Científica.
Inscrições homologadas - candidatos que enviaram os documentos solicitados até o dia 21/03/2025 (23h59min):
- Andressa Santos
- Augusto Rickes
- Eriana Teixeira
- Francine Coelho
- Gabriel Cassales
- Gabriel Soares
- Hellen Silva
- Jhenifer Carvalho
- Karine Correa
- Laís Maciél
- Liliane Silveira
- Mare Santos
- Mariana Moczulski
- Yasmin Carvalho
5 candidatos selecionados para entrevista, com maiores notas no item 1 (Formação acadêmica e atuação profissional).
- Francine Coelho – 09:00
- Jhenifer Carvalho – 10:00
- Laís Maciél – 11:00
- Liliane Silveira – 14:30
- Mare Santos – 15:30
Favor comparecer no prédio do Centro Integrado de análises –CIA/FURG no dia 27/03/2025 (quinta-feira) para a etapa de entrevistas.
Caso haja alguma indisponibilidade para comparecer no dia e horário citado acima, favor entrar em contato através de cia@furg.br ou (53)32373051/32373050.
- Detalles
- Visto: 393
O Centro Integrado de Análises – CIA-FURG, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, abre processo para seleção de 1 bolsista de Iniciação Científica. As inscrições ocorrem entre os dias 17 e 21 de março diretamente no prédio do CIA-FURG ou através do e-mail cia@furg.br.
Para participar do processo seletivo, os acadêmicos devem estar matriculados em um dos cursos com afinidade ao CIA. Os candidatos devem ter disponibilidade de 12 horas semanais e não receber nenhuma outra bolsa. O edital completo pode ser acessado aqui.
Os resultados serão divulgados até o dia 28 de março e as atividades do bolsista iniciarão a partir do dia 1 de abril. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail cia@furg.br ou pelo telefone (53) 3237-3051.
- Detalles
- Visto: 382
Recentemente a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgou o resultado da Chamada Pública voltada para infraestrutura de pesquisa (Proinfra 2023 Expansão), o qual aprovou, de forma integral, o projeto institucional da FURG “Expansão dos Centros Analíticos Multiusuários: Saúde Única em Ambientes Costeiros e Oceânicos”. A iniciativa de fomento é amparada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A proposta é composta por dois subprojetos, sendo eles chamados: “Infraestrutura para a Avaliação do Impacto de Micro e Nanoplásticos no Ambiente Costeiro e Oceânico – PLASTI-CIA”; e “Qualificação do Centro Integrado de Pesquisa em Saúde Única nos Ecossistemas Costeiros e Oceânicos – CIP-SAÚDE1”.
O primeiro receberá R$ 5,4 milhões para compra de equipamentos de médio e grande porte, os quais serão utilizados para microscopia e espectroscopia de infravermelho e de fotoelétrons e serão alocados no CIA-FURG. A microscopia acoplada à espectroscopia de infravermelho com transformação de Fourier (µ-FTIR) e a espectroscopia de fotoelétrons de raios X (XPS) são técnicas analíticas complementares e altamente eficazes para a caracterização de micro e nanoplásticos (e outras amostras) ambientais e de materiais diversos.
A µ-FTIR permite a identificação rápida e precisa de polímeros e compostos orgânicos em partículas inteiras, combinando análise qualitativa, quantitativa e inteligência artificial para fornecer uma visão abrangente da composição química e física das amostras. O XPS, por sua vez, oferece uma análise detalhada da química superficial das amostras, investigando camadas de até 10 nm de profundidade (10 mil vezes mais delgado que um fio de cabelo), e é capaz de realizar imagens químicas, quantificar elementos e analisar o estado de oxidação dos MPs.
A combinação dessas técnicas permite um entendimento abrangente das propriedades dos mais diversos tipos de amostras, suas interações com contaminantes e processos de degradação e oxidação, inclusive em amostras biológicas. A aquisição desses equipamentos colocará o Centro Integrado de Análises da FURG (CIA) como centro de excelência em nível internacional na caracterização de materiais e substâncias; e a Instituição como uma entre as poucas no Brasil capazes de oferecer análises tão avançadas, preenchendo uma importante lacuna na pesquisa e nos serviços no sul do país.
- Detalles
- Visto: 412
Entre os dias 3 e 6 de setembro, o Químico do CIA-FURG Diego Cabrera esteve participando da I Escola Paranaense de RMN, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná.
A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das principais ferramentas analíticas empregada na caracterização de amostras e pode ser amplamente explorada para fins diversos, como nas áreas de alimentos, industrial, forense, entre outras. O CIA-FURG conta com um equipamento de RMN de 400 MHz, o qual o Químico Diego Cabrera é um dos responsáveis pela operação.
O evento foi organizado por pesquisadores na área de Ressonância Magnética Nuclear das universidades paranaenses como a UFPR, UEPG, UEM, UNILA, UEM e UEL, e recebeu palestrantes de outras universidades do Brasil, além de palestrantes técnicos.
O evento contou com uma programação repleta de palestras e minicursos, envolvendo preparo de amostras, uso da RMN em investigações forenses, RMN aplicadas a indústria de alimentos, no diagnóstico de doenças, entre outras.
Página 1 de 12