O equipamento de Espectrometria de Absorção Atômica de Alta Resolução com Fonte Contínua (HR-CS AAS) modelo ContrAA 700, da Analytik Jena, disponível no Centro Integrado de Análises da FURG conta com os atomizadores por Chama e Forno de Grafite, além de um amostrador automático para amostras líquidas para o modo Forno de Grafite. O equipamento de HR-CS AAS foi adquirido através do edital EDITAL CAPES 24/2012 - PRÓ-EQUIPAMENTOS INSTITUCIONAL 2012.

A técnica de espectrometria de absorção atômica é uma das mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações, seja em amostras líquidas, sólidas, em suspensão e até mesmo gasosas. A técnica utiliza basicamente o princípio de que átomos livres, no estado gasoso, gerados em um atomizador são capazes de absorver a radiação com linhas de absorção específicas, as quais são emitidas por uma fonte de radiação; a quantificação obedece dessa forma, os princípios da lei de Beer.

Os espectrômetros de alta resolução com fonte contínua possuem um arranjo relativamente recente para a técnica possuindo algumas particularidades quando comparados aos equipamentos mais tradicionais com fontes de linhas. O equipamento conta com uma única lâmpada de arco curto de Xenônio, cuja emissão compreende a faixa contínua de 190 a 850 nm. O monocromador de alta resolução (double-echelle monochromator, DEMON) é constituído por um prisma para pré-seleção de ordens espectrais seguido de uma fenda intermediária ajustável e uma rede Echelle, na qual a radiação é finamente dispersa em um ângulo de 76°. Ambos os componentes, prisma e rede Echelle, fazem parte de um arranjo altamente compacto em uma montagem Littrow, com dois espelhos paraboloides posicionados entre os dois componentes. O arranjo do monocromador permite obter uma resolução de 1,5 pm por pixel.

Após passar pelo monocromador, a radiação incide no detector constituído por um arranjo linear de dispositivos de carga acoplada (CCD). O detector possui 512 pixels com dimensões individuais de 24 x 24 μm. Cada pixel possui um multiplicador individual, o que permite que o instrumento opere com 512 detectores independentes, dos quais 200 pixels são usualmente utilizados para propósitos analíticos, sendo que a linha atômica compreende um intervalo que pode variar entre 5 e 10 pixels.

Com o novo arranjo da técnica, a correção de interferências se tornou muito mais efetiva. Primeiramente, devido à alta resolução espectral e ao detector CCD, a natureza do fundo e sua distribuição espectral tornam-se visíveis, o que facilita consideravelmente tomar uma medida apropriada para sua correção. Em segundo lugar, a medida da absorção atômica e do fundo é estritamente simultânea, o que permite a visualização mesmo dos sinais de fundo mais rápidos. Com isso, o equipamento fornece quatro maneiras de corrigir interferências: (i) automaticamente via software para eventos contínuos; (ii) separando temporalmente o sinal atômico do sinal de fundo, através do ajuste do intervalo de integração do sinal; (iii) separando espectralmente o sinal atômico do sinal de fundo  e (iv) subtraindo o espectro do fundo do espectro de determinada amostra através de um algoritmo de mínimos quadrados. Esses recursos possibilitam a correção de praticamente qualquer tipo interferência espectral, gerando resultados muito precisos e exatos e com grande sensibilidade.

O equipamento traz outras grandes vantagens práticas, como a capacidade de realização de análises multielementares, análises de bandas moleculares como NO, PO, SO. Além disso, a análise de absorção atômica por forno de grafite ainda proporciona a análise direta de amostras sólidas.

As características mencionadas sobre o sistema HR-CS AAS permitem a realização de determinações nas mais diversas áreas, como ambiental, alimentícia, farmacológica, toxicológica, bioquímica e forense. Conforme a necessidade, o desenvolvimento de novos métodos de determinação pode ser realizado pelo corpo técnico do CIA-FURG.

Formulário para solicitação de análise