Na última segunda-feira (17/10), foi realizado o Workshop sobre Espectrometria Atômica com atividades envolvendo palestras (no formato on line) no período da manhã e visitas técnicas ao Centro Integrado de Análises (CIA) no período da tarde com visitas ao Laboratório de Espectrometria Atômica e aos demais laboratórios do CIA.

O Workshop contou com a participação dos palestrantes Bruno Meira Soares (FURG), Rodolfo Carapelli (FURG), Paola de Azevedo Mello (UFSM) e Fábio Andrei Duarte (UFSM) abordando as técnicas espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua (HR-CS AAS) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) e suas aplicações em análises de amostras ambientais, alimentícias, biológicas, entre outras.

No segundo dia do evento (18/10) estava previsto um minicurso sobre HR-CS AAS, mas devido à paralisação de docentes e discentes o minicurso não ocorreu e foi reagendado para o dia 11/11.

O Workshop contou a participação dos professores Vânia Rodrigues de Lima e Bruno Meira Soares como organizadores e faz parte do projeto de extensão intitulado "Estratégias para divulgação do Centro Integrado de Análises/FURG e captação de usuários", coordenado pela Profª Vania Rodrigues de Lima e desenvolvido pelo Conselho Técnico Científico (CTC) do CIA e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). O projeto também conta com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA).